Cadu celebra projeto que moderniza a política ambiental e facilita novos negócios no RN

O pré-candidato ao governo do RN, Cadu de Lula (PT), celebrou o encaminhamento à Assembleia Legislativa do Projeto de Lei que institui o novo Código Estadual de Meio Ambiente. A proposta, assinada pela governadora Fátima Bezerra nesta sexta-feira (26), busca modernizar e tornar mais eficiente a gestão ambiental potiguar, facilitando os processos para instalação de novos negócios no RN, gerando assim mais emprego e renda para os potiguares de modo equilibrado, garantindo também a proteção ao meio ambiente.

O projeto prevê a unificação e atualização do marco legal ambiental, revogando normas antigas para evitar conflitos jurídicos e reorganizando o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema). Entre os avanços centrais da nova legislação, destaca-se o fortalecimento institucional do Idema, que passará a se chamar Instituto de Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Mudança do Clima, assumindo um papel estratégico no enfrentamento aos desafios climáticos globais.

“Este é um passo histórico para o nosso estado. Com a governadora Fátima, estamos provando que o Rio Grande do Norte pode liderar o desenvolvimento com responsabilidade, protegendo nossa biodiversidade e garantindo voz às comunidades tradicionais e dando celeridade a processos de licenciamento, o que facilita a instalação de novos negócios de forma sustentável”, afirmou Cadu de Lula. Ele destacou que a modernização da política ambiental assegura maior proteção aos recursos naturais, bem como maior segurança jurídica para negócios que investem no RN.

Para Cadu, o projeto é apenas a ‘cereja do bolo’ de um conjunto de ações que oferecem cada vez mais oportunidades para o desenvolvimento do ambiente de negócios no Rio Grande do Norte. Exemplos dessas ações são a modernização da política de incentivos fiscais, aplicada na gestão de Cadu na Sefaz/RN; a recuperação da malha rodoviária estadual; a duplicação da BR-304; e a modernização do Porto de Natal.

Gustavo Carvalho presta solidariedade a Divaneide e critica contradição em evento contra violência à mulher

Deputado repudiou o episódio envolvendo a parlamentar petista e afirmou que violência contra a mulher não pode ser tratada conforme conveniência política

O deputado estadual Gustavo Carvalho manifestou solidariedade à deputada estadual Divaneide Basílio após o episódio ocorrido durante o evento “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, realizado em Natal com a presença da primeira-dama Janja da Silva.

Segundo informações divulgadas pela imprensa, a parlamentar teria sido atingida em meio à atuação da segurança durante o evento, precisando receber atendimento após o ocorrido. Para Gustavo Carvalho, o episódio chama atenção não apenas pela gravidade, mas também pela ironia do contexto: uma atividade que tinha como objetivo debater o combate ao feminicídio e à violência contra a mulher acabou marcada por um caso de violência contra uma mulher, parlamentar e representante do povo potiguar.

“Recebi com indignação a notícia da agressão sofrida pela deputada Divaneide Basílio. Independentemente de partido, ideologia ou posição política, nenhuma mulher pode ser vítima de agressão, constrangimento ou violência”, afirmou Gustavo.

O deputado também criticou a postura de setores ligados ao PT diante do caso. Para ele, quando episódios como esse atingem diretamente a narrativa construída pelo partido, há uma tentativa de minimizar, relativizar ou empurrar o problema para debaixo do tapete.

“Quando o fato constrange a narrativa oficial, setores do PT rapidamente tentam relativizar ou abafar o problema. Mas violência não pode ser tratada conforme a conveniência política de quem pratica ou de quem está no poder”, destacou.

Gustavo Carvalho ressaltou que possui divergências políticas com Divaneide Basílio, mas afirmou que nenhuma diferença partidária está acima do respeito à dignidade e à integridade de uma mulher.

“Minha solidariedade à deputada Divaneide Basílio. Divergimos politicamente, mas nenhuma divergência está acima do respeito, da dignidade e da integridade de uma mulher”, disse.

O parlamentar defendeu ainda que o episódio seja devidamente apurado, com responsabilidade e transparência.

“O combate à violência contra a mulher não pode ser apenas discurso de palanque. Precisa ser prática, coerência e responsabilidade em todos os espaços”, concluiu Gustavo Carvalho.

Kelps prestigia aniversário da prefeita Nilda em Parnamirim

O ex-deputado estadual Kelps Lima participou, nesta semana, da comemoração do aniversário da prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz.

Durante o encontro, Kelps fez questão de cumprimentar a prefeita e desejar saúde, sabedoria e sucesso na condução do município.

A presença reforçou a relação de respeito e diálogo mantida entre Kelps e as lideranças políticas de Parnamirim.

Kelps destacou a importância da cidade para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte.

Segundo ele, Parnamirim precisa continuar avançando, com união, planejamento e compromisso com a população.

A comemoração reuniu familiares, amigos, apoiadores e representantes da sociedade local.

Kelps parabenizou Nilda pela trajetória pública e pelo trabalho desenvolvido à frente da Prefeitura.

“Desejo muita saúde, força e realizações para continuar cuidando de Parnamirim”, afirmou.

O encontro aconteceu em clima de confraternização e proximidade com a comunidade.

Jenivan Moura representa a FEBRACOMTEC em evento nacional promovido pelo MDS em Minas Gerais

O pastor e assistente social Jenivan Moura, presidente nacional da Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas Cristãs (FEBRACOMTEC), participou nesta quinta-feira (25) de um importante evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), realizado na Associação Fazenda Renascer, no município de Pedro Leopoldo (MG).

Na ocasião, foram apresentados os resultados da Pesquisa Nacional Diagnóstica em Entidades de Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas, além do lançamento do Guia de Boas Práticas para Entidades de Acolhimento e do Guia do Sistema de Garantia de Direitos e da Rede de Proteção e Inclusão Social para Acolhidos e Familiares. As publicações foram elaboradas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e abrangem dados dos 26 estados brasileiros, do Distrito Federal e de 100 municípios.

O encontro reuniu pesquisadores, gestores públicos, profissionais da área, representantes de entidades de acolhimento e autoridades ligadas às políticas públicas sobre álcool e outras drogas. Durante a programação, também foram homenageadas instituições que prestam relevantes serviços na redução da demanda por drogas no Brasil.

Representando a FEBRACOMTEC, o pastor Jenivan Moura recebeu um certificado de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Política Nacional sobre Drogas. Durante a cerimônia, o diretor do Departamento de Apoio às Comunidades Terapêuticas (DEPAD), Dr. Sâmio Falcão, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelas federações em todo o país.

“Estamos aqui em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, num evento alusivo à Semana Nacional de Políticas sobre Drogas e aproveitamos a oportunidade para certificar, através do reconhecimento das federações das comunidades terapêuticas que têm ajudado o departamento nesse trabalho da política de acolhimento, de reinserção social e de prevenção. Hoje estamos aqui com o pastor Jenivan, representando a FEBRACOMTEC, que recebe esse certificado de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Política Nacional sobre Drogas. Parabéns e muito obrigado por fazer parte desse trabalho”, afirmou Sâmio Falcão.

Ao receber a homenagem, Jenivan Moura agradeceu o reconhecimento e ressaltou a importância do momento para a instituição.

“Eu que agradeço, Sâmio, ao departamento, ao ministro Wellington Dias e a todos que fazem parte daquele departamento por esse momento ímpar para a nossa federação e para a história das comunidades terapêuticas”, declarou.

A participação de Jenivan Moura e o reconhecimento concedido pelo MDS reforçam o protagonismo da FEBRACOMTEC no fortalecimento das comunidades terapêuticas cristãs e na construção de políticas públicas voltadas ao acolhimento, à prevenção, à recuperação e à reinserção social de pessoas em situação de dependência química em todo o Brasil.

Gustavo Carvalho participa de encontro político em Ruy Barbosa ao lado de lideranças do Potengi e do RN

Evento reuniu o prefeito Raniere, lideranças municipais, Rogério Marinho e Coronel Hélio em momento de união e fortalecimento político na região

O deputado estadual Gustavo Carvalho participou, nesta sexta-feira (26), de um encontro político na cidade de Ruy Barbosa, reunindo lideranças comprometidas com o desenvolvimento do Potengi e de todo o Rio Grande do Norte.

Ao lado do prefeito Raniere, do ex-prefeito Tiquinho e do vice-prefeito Bonfim, Gustavo foi recebido com carinho pela população e destacou a importância da união de forças em favor do município e da região.

O encontro também contou com a presença do prefeito de São Tomé, Gá, do vice-prefeito Naro, do prefeito Fabiano de Vavá, de Barcelona, além do senador Rogério Marinho, grande parceiro do Potengi e do Rio Grande do Norte, e do Coronel Hélio, pré-candidato ao Senado.

Durante a agenda, Gustavo Carvalho reforçou seu compromisso com Ruy Barbosa, com o Potengi e com os municípios potiguares, defendendo a construção de parcerias que levem mais investimentos, obras e melhorias para a população.

“Estar em Ruy Barbosa é sempre uma alegria. Aqui temos amigos, temos história e temos compromisso. Seguimos juntos, ouvindo o povo, fortalecendo alianças e trabalhando por um Rio Grande do Norte cada vez melhor”, destacou Gustavo.

O evento foi marcado por demonstrações de apoio, diálogo com a população e fortalecimento do grupo político liderado pelo prefeito Raniere no município.

Gustavo Carvalho aparece novamente como o 4º mais citado em pesquisa para deputado estadual no RN

Levantamento do Instituto IPSensus reforça a presença do deputado entre os nomes mais lembrados pelos potiguares para a Assembleia Legislativa

O deputado estadual Gustavo Carvalho voltou a aparecer entre os nomes mais lembrados do Rio Grande do Norte na disputa para a Assembleia Legislativa. Em pesquisa espontânea divulgada pelo Instituto IPSensus, o parlamentar foi novamente o 4º mais citado para deputado estadual, reforçando a consolidação de sua pré-candidatura e o reconhecimento do trabalho desenvolvido em todas as regiões do Estado.

O resultado confirma a presença de Gustavo Carvalho entre os principais nomes da política potiguar, em um cenário espontâneo, quando o eleitor responde livremente em quem votaria. Para o parlamentar, o desempenho reflete a confiança da população em um mandato atuante, com forte presença nos municípios, fiscalização permanente e defesa dos interesses do Rio Grande do Norte.

“Recebo esse resultado com muita gratidão e responsabilidade. É mais uma demonstração de confiança no nosso trabalho e um incentivo para seguirmos firmes, rodando o RN, ouvindo as pessoas, cobrando respostas e trabalhando por melhorias concretas para o nosso Estado”, destacou Gustavo Carvalho.

Ao longo do mandato, Gustavo tem ampliado sua atuação em pautas como transparência pública, fiscalização de obras, defesa dos municípios, saúde, segurança jurídica para a população e fortalecimento das ações municipalistas. O deputado também tem mantido agenda constante no interior, dialogando com lideranças, prefeitos, vereadores e comunidades.

A pesquisa IPSensus foi realizada entre os dias 18 e 22 de junho de 2026, com 1.500 eleitores entrevistados. A margem de erro é de 3,0 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número RN-09520/2026.

Rafael Motta participa da procissão de São João Batista em Assú ao lado de Ivan Júnior e Dra. Vanessa

O pré-candidato ao Senado Federal Rafael Motta esteve em Assú nesta quarta-feira (24) para participar da procissão de encerramento dos 300 anos do São João de Assú, considerado o mais antigo do mundo. Ao lado do ex-prefeito Ivan Júnior e de Dra. Vanessa, Rafael acompanhou um dos momentos mais simbólicos da festa, reforçando sua presença e sua aliança política no Vale do Açu.

Ivan Júnior e Dra. Vanessa representam uma das bases políticas mais sólidas da região. Em 2022, Dra. Vanessa disputou uma vaga na Câmara Federal e obteve quase 25 mil votos. Números que, somados ao peso político do ex-prefeito, consolidam o casal como referência eleitoral estratégica para a construção da base de Rafael Motta rumo ao Senado no Vale do Açu.

Vereador de Parnamirim, Professor Diego Américo declara apoio a Cadu de Lula

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte pelo PT, Cadu de Lula, recebeu nesta terça-feira (23) mais um importante reforço político vindo da terceira maior cidade do estado. O vereador de Parnamirim, Professor Diego Américo, oficializou seu apoio ao projeto liderado pelo petista.

O movimento reforça ainda mais a expansão do palanque de Cadu na região metropolitana, fortalecendo a base do chamado “Time de Lula” em um colégio eleitoral estratégico para a disputa estadual.

Durante o encontro, Cadu e Diego conversaram sobre planos para o futuro do Rio Grande do Norte, de modo que impacte diretamente a vida dos cidadãos potiguares, não deixando de falar sobre as demandas e necessidades da população de Parnamirim.

A adesão ao projeto representa um alinhamento com as metas de desenvolvimento para o estado, e serve também para estreitar o diálogo e definir prioridades que serão levadas aos eleitores ao longo da pré-campanha.

Juninho Saia Rodada fortalece grupo no Vale do Açu e conquista apoios de ex-prefeitos em Triunfo Potiguar

A pré-candidatura de Juninho Saia Rodada a deputado federal segue ampliando sua presença pelo Rio Grande do Norte. Durante visita à cidade de Triunfo Potiguar neste final de semana, Juninho recebeu importantes declarações de apoio de lideranças políticas com forte atuação no município.

Passaram a integrar o projeto o ex-prefeito Antônio Estevam, conhecido como Toinzinho, que administrou o município entre os anos de 2001 e 2008, e a ex-prefeita Lúcia Estevam, que governou Triunfo Potiguar de 2017 a 2020. Também declararam apoio à pré-candidatura os suplentes de vereador Dailo Gurgel e Dr. Sandro.

A adesão das lideranças representa um importante fortalecimento político para o projeto de Juninho no Vale do Açu, reunindo nomes com experiência administrativa, histórico de serviços prestados à população e forte influência no cenário local.

Com os novos apoios, Juninho Saia Rodada segue consolidando alianças em diversas regiões do estado, fortalecendo uma pré-candidatura que cresce com o respaldo de ex-prefeitos, vereadores, suplentes e lideranças comprometidas com o desenvolvimento dos municípios e com uma maior representatividade do Rio Grande do Norte na Câmara Federal.

Rafael Motta destaca 20% de intenções de voto e afirma: “Eleição para o Senado está aberta”

Em entrevista nesta terça-feira (23) à 94 FM, o pré-candidato ao Senado Rafael Motta destacou sua força eleitoral ao lembrar que alcança quase 20% nas pesquisas de intenção de voto, mesmo sendo o único sem mandato no momento.

“Sou um candidato competitivo com pontuação expressiva, alcançando quase 20% nas pesquisas de intenção de voto, encostado no segundo colocado”, pontuou.

Para o ex-deputado, o cenário segue totalmente indefinido no Rio Grande do Norte. Rafael se posiciona como alternativa para o eleitor que rejeita o confronto ideológico travado pelas forças tradicionais. “A eleição de Senado está completamente aberta”, concluiu.

Veredor Thiago Soares anuncia apoio a Kelps em São Gonçalo

Kelps teve encontro nesta terça-feira, 23, com o vereador Thiago Soares, que cumpre seu terceiro mandato em São Gonçalo do Amarante.

Thiago anunciou apoio à pré-campanha de deputadado federal de Kelps, reforçando a as bases para que ele seja o federal mais votado no terceiro maior colégio eleitoral do RN.

Para Kelps, não há como o Rio Grande do Norte melhorar sua economia sem que São Gonçalo do Amarante esteja na mesa de negociações dos principais projetos de infraestrutura que o RN precisa receber.

Pesquisa aponta 96% de aprovação da gestão do prefeito Raniere em Ruy Barbosa

Resultado expressivo reforça o reconhecimento da população ao trabalho realizado pela atual administração na região Central-Potengi

A gestão do prefeito Raniere Moura, em Ruy Barbosa/RN, alcançou um resultado expressivo de aprovação popular. De acordo com levantamento realizado pelo IPOP — Instituto de Pesquisa de Opinião Pública, 96% dos entrevistados aprovam a administração municipal.

O índice confirma o forte reconhecimento da população ao trabalho desenvolvido pela atual gestão, que vem se consolidando como uma das referências administrativas da região Central-Potengi. O resultado também demonstra a confiança dos ruy-barbosenses em um modelo de gestão marcado pela presença nas comunidades, atenção às demandas do povo e compromisso com o desenvolvimento do município.

Ao todo, 338 dos 352 entrevistados declararam aprovar a administração municipal. Apenas 2,3% disseram desaprovar a gestão, enquanto 1,7% não souberam ou não responderam.

O levantamento reforça o bom momento vivido pelo município e evidencia a força política e administrativa de Raniere Moura, que segue fortalecendo Ruy Barbosa como uma cidade organizada, presente e cada vez mais reconhecida na região Central-Potengi.

Dados técnicos da pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo IPOP — Instituto de Pesquisa de Opinião Pública, no dia 11 de maio de 2026, no município de Ruy Barbosa/RN.

Foram aplicados 352 questionários, com entrevistas distribuídas entre a zona urbana e a zona rural do município, considerando critérios de sexo, idade e grau de instrução. A margem de erro informada é de 3,5%.

O relatório também informa que Ruy Barbosa possui 4.200 eleitores, conforme dados do TSE referentes a outubro de 2024.

Lideranças de João Câmara prestigiam encontro de Nina Souza e posam para foto ao lado da pré-candidata

Um grupo de lideranças políticas de João Câmara marcou presença nesta segunda-feira (22) no Encontro dos Amigos de Nina Souza – Mato Grande/Litoral Norte, realizado em Natal. O evento reúne representantes de diversos municípios em apoio à pré-candidatura de Nina Souza à Câmara dos Deputados.

Entre os participantes de João Câmara estão os vereadores Flávio Sami e Gilberto Honorato, os dois mais votados nas últimas eleições municipais, além do ex-prefeito Manoel Bernardo e do ex-vereador Marcos Rodrigues.

Durante o encontro, as lideranças camarenses posaram para uma foto ao lado de Nina Souza, demonstrando unidade e apoio ao projeto político da vereadora natalense. O evento tem como objetivo fortalecer a articulação política no Mato Grande e Litoral Norte, reunindo aliados e apoiadores em torno da construção de uma representação comprometida com o desenvolvimento da região e do Rio Grande do Norte.

A presença do grupo de João Câmara reforça o apoio local à pré-candidatura de Nina Souza e evidencia a mobilização das lideranças do município para as eleições de 2026.

Flávio Sami e Gilberto Honorato participam de encontro político de Nina Souza em Natal

Os vereadores Flávio Sami e Gilberto Honorato, os dois mais votados nas últimas eleições municipais de João Câmara, participam nesta segunda-feira (22) do Encontro dos Amigos de Nina Souza – Mato Grande/Litoral Norte, realizado no bairro Tirol, em Natal.

O evento reúne lideranças políticas de diversos municípios da região em apoio à pré-candidatura da vereadora natalense Nina Souza à Câmara dos Deputados.

Integrantes do projeto político de Nina Souza em João Câmara, Flávio Sami e Gilberto Honorato representam o município no encontro, que tem como objetivo fortalecer o diálogo com as lideranças do Mato Grande e do Litoral Norte e consolidar apoios em torno da pré-candidata.

A participação dos parlamentares camarenses reforça a articulação política regional em defesa de uma representação voltada ao desenvolvimento dos municípios potiguares e ao fortalecimento do Rio Grande do Norte em Brasília.