O Polo de Confecções Luzia da Silva Pinheiro, localizado no Conjunto Novos, em Poço Branco, está de portas fechadas. A estrutura, que foi inaugurada em 2023 após um investimento de R$ 250 mil, fruto de emenda parlamentar da senadora Zenaide Maia, hoje se encontra parada.

A produção, que já vinha em ritmo baixo, chegou ao fim. Apenas quinze mães de família trabalhavam no local, recebendo por peça produzida para garantir o sustento de casa. Com a falta de incentivos e apoio da gestão municipal, o projeto não resistiu. Segundo informações, a prefeitura arcava apenas com os custos da energia elétrica e ofereceu cursos de qualificação em parceria com o Sebrae-RN, mas as ações foram insuficientes para manter o polo funcionando de forma sustentável.

O cenário é ainda mais preocupante: a maioria das costureiras, sem alternativas, precisou vender suas máquinas de costura para tentar aliviar as contas em casa.

“Faltou boa vontade de quem podia nos ajudar. Ficamos no esquecimento e, para piorar, tivemos que vender a nossa ferramenta de trabalho e até agora não recebemos um centavo dessa venda”, desabafou uma das costureiras.

A crise no Polo de Confecções reforça o drama do desemprego em Poço Branco e expõe a fragilidade das políticas de incentivo ao setor.

Fonte: Poço Branco Notícias

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *